Projetos sustentáveis são premiados
Iniciativas que valorizam a inclusão e a diversidade foram destaque entre os vencedores do Prêmio Eco 2018, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do País. Promovida pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e pelo Estadão, a 36.ª edição do prêmio contemplou 46 projetos de 38 companhias.
Rhodia, CPFL Energia e Bayer foram as maiores campeãs do evento, com três troféus cada uma. A C&A também se destacou, sendo premiada em duas categorias.
A Rhodia venceu graças à criação de uma metodologia de gestão para definir o que pode ou não ser classificado como sustentável dentro de seu catálogo de produtos. A empresa também foi premiada pela criação de um solvente com base em fonte renovável e de uma unidade que elimina o óxido nitroso (N2O) um dos gases que compõe o efeito estufa.
Um dos troféus da CPFL veio por meio de um programa responsável por mapear e retirar árvores que representam riscos à segurança da população e de equipamentos urbanos em quinze municípios, firmando parcerias com as prefeituras de cada um deles. O segundo prêmio foi para o desenvolvimento de projetos que testam como a tecnologia pode afetar o setor de energia. O terceiro e último foi dado a uma iniciativa de capacitação de professores para ministrar aulas sobre assuntos como eficiência energética, educação ambiental, uso racional de recursos e fontes renováveis nas escolas.
A ideia de captação de água de chuva para economia no consumo das unidades produtivas da Monsanto em Camaçari (BA) e Uberlândia (MG) foi responsável por um dos troféus recebidos pela Bayer. Somente na Bahia, foi registrada uma economia de mais de R$ 2,5 milhões com a iniciativa. Já em Minas, a solução garantiu o suprimento de água mesmo nos meses mais secos do ano. O segundo prêmio da companhia foi dado pela criação de uma gestão de processo do descarte de sementes; enquanto a terceira homenagem deu-se pelo Comitê Corporativo de Diversidade.
Já a C&A venceu com seu projeto de logística reversa e o desenvolvimento da primeira camiseta sustentável em toda sua cadeia de produção. A confecção não gera resíduos excessivos e quando o dono não quiser mais a peça poderá utilizá-la como nutriente para o solo por meio de compostagem.
“Para nós é uma honra e um incentivo ter esse tipo de reconhecimento. Nossa estratégia de sustentabilidade passa pela preocupação em oferecer produtos mais sustentáveis, com toda uma rede de fornecimento que respeita essa diretriz”, afirma a gerente sênior de comunicação e sustentabilidade da C&A, Rozália Del Gaudio.
Inclusão
Esta foi a primeira vez que os jurados reconheceram projetos voltados à inclusão e diversidade. Entre os premiados estão a proposta de formação de mulheres eletricistas da Energias do Brasil e o Guiaderodas, um aplicativo que compartilha dados sobre as condições de acessibilidade dos estabelecimentos. A iniciativa já é usada em mais de 60 países.
Neste ano, o Prêmio ECO teve um recorde de concorrentes: 90 empresas inscreveram seus trabalhos. De acordo com a presidente da Amcham, Deborah Vieitas, esse número representa o esforço da iniciativa privada para transformar a realidade do Brasil.
“É um setor que tem de ser protagonista das mudanças que queremos no nosso País. O prêmio relembra que todo o esforço dessas empresas para mudar seus modelos de negócios para que eles sejam mais sustentáveis é o caminho do desenvolvimento”, diz.
CONHEÇA OS VENCEDORES
Categoria Processos
CPFL Energia
Ambev
Robert Bosch
Monsanto do Brasil
Eletropaulo Metropolitana Eletricidade
Rhodia Poliamida e Especialidades
Fibria Celulose
Avon Cosméticos
Dana Indústrias
Banco Bradesco
Banco Santander
EDP Energias do Brasil
Grupo Boticário
C&A Modas
Reservas Votorantim
Sucos do Brasil
Eco Panplas Indústria e Comércio de Plásticos
Habitar Construções Inteligentes
Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos
Eco1 Brasil Sistemas de limpeza a vapor
Produtos e serviços
Eletropaulo Metropolitana Eletricidade
Rhodia Poliamida e Especialidades
C&A Modas
Celesc Distribuição
Celulose Irani
Construtora Queiroz Galvão
AEGEA Saneamento e Participações
RTS Rio
Schneider Electric Brasil
Japacanim Ecoturismo
EBES Sistemas de Energia
Terpenoil Tecnologia Orgânica
Projeto Terra
PIIPEE Comério de Produtos de Limpeza Eireli
Enguia Serviços digitais
Pierre da Silva Decaris
Guiaderodas Desenvolvimento e Pesquisas
Green Platforms Gerenciamento de Dados
Green Domus Desenvolvimento Sustentável
TerraCycle do Brasil Administradora de Marcas
Estância Mimosa Ecoturismo
Fonte: Estadão.