Saiba a importância da potabilidade da água no restaurante

Saiba a importância da potabilidade da água no restaurante

A potabilidade da água é essencial à vida e à manutenção da saúde humana, pois o consumo de água imprópria pode causar mal-estar, náuseas, dores abdominais e a proliferação de doenças nocivas às pessoas. Já em restaurantes, que têm por objetivo principal preparar e servir alimentos, é preciso redobrar os cuidados, pois produtos contaminados devido ao uso de recursos hídricos impróprios podem até mesmo resultar no fechamento do estabelecimento.

A final, o que é água potável?

Os restaurantes e a potabilidade da água

Como apontado, a utilização de água potável é a garantia de que alimentos e bebidas serão preparados com mais saúde e qualidade, sem chances de contaminação cruzada, isto é, sem que haja transferência de microrganismos nocivos da água para os alimentos. Assim, a importância da água potável em restaurantes , lanchonetes, cantinas e cafés pode ser entendida e observada nos seguintes procedimentos:

Cocção dos alimentos: a maior parte dos alimentos requer água durante seu processo de cocção, por isso é essencial que ela seja potável, para não oferecer nenhum risco à saúde de clientes e funcionários;
Consumo direto: quando consumida diretamente, no preparo de sucos e higienização de saladas, por exemplo, a água não passa por nenhum processo de fervura, por isso é essencial que ela esteja em ótimas condições de consumo;
Higienização do ambiente: além de ser usada no preparo de alimentos e bebidas, a água é aplicada na higienização do ambiente e na lavagem de louça e utensílios de cozinha, por isso deve ser pura e limpa, para não os contaminar.

Perigos da utilização de água imprópria

De acordo com a Asstefil , empresa fabricante de filtros para água, os riscos à saúde humana são um dos maiores problemas quando se utiliza água imprópria para consumo no preparo de alimentos, no consumo direto ou mesmo na limpeza do ambiente e de seus utensílios. Porém, a utilização de água não potável também pode acarretar problemas legais com os órgãos de fiscalização sanitária, como o pagamento de multas, taxas, a exigência de adequações e até mesmo o fechamento do estabelecimento comercial.

Por isso, todo cuidado é pouco quando se fala em água potável e sua utilização. É necessário sempre primar por boas redes de distribuição e pela manutenção de canos e tubulações responsáveis pela distribuição dos recursos hídricos até os pontos de consumo.

Website: https://www.asstefil.com.br/

Fonte: Terra.