Encontro de indústrias de alimentos discute sustentabilidade do setor

Encontro de indústrias de alimentos discute sustentabilidade do setor

Arroz, feijão, bife, batata frita e salada. O prato mais famoso na mesa dos brasileiros é resultado do trabalho de uma indústria forte que, somente em 2018, gerou 13 mil novos postos de trabalho. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia), o setor aumentou em 2,08% o faturamento no ano passado, quando comparado ao mesmo período em 2017. Movimentou R$ 656 bilhões entre exportações e mercado interno, representando 9,6% do PIB nacional.

O setor de alimentos também foi um dos responsáveis pelo desempenho positivo da produção industrial paranaense no primeiro semestre de 2019. “A atividade industrial produtiva do Paraná acumulou um crescimento de 7,8% nesse período. No segmento de alimentos, o acumulado chegou a 10,5%”, destaca Evanio Felippe, economista do Sistema Fiep.

Destaques no Paraná

Em 2018, foi a indústria de carnes que fechou o ano com um saldo positivo na balança comercial. Foi o segundo melhor resultado do Paraná, atrás somente da soja. Entre exportações e importações, faturou R$ 2,6 bilhões. Para Roberto Pecoits, coordenador do Conselho Setorial da Indústria de Alimentos do Sistema Fiep, a produção de frango é motivo de orgulho para o Estado. “Somos o principal e maior exportador e produtor brasileiro da commodity, com um parque industrial moderno e um sistema de integração exemplar. Geramos milhares de empregos e renda, principalmente nas pequenas propriedades rurais”, diz.

Segundo o RAIS/CAGED, há 189.913 postos de trabalho na indústria de fabricação de alimentos. Eles se somam aos 612.636 na indústria da transformação do Estado, totalizando uma participação de 31% nas vagas em toda a indústria paranaense.

Encontro discute caminhos da indústria alimentícia

As mudanças nos hábitos alimentares da população estão no centro das estratégias de negócios do setor, que aproveita as oportunidades da Indústria 4.0 para produzir de forma mais segura e voltada às necessidades de mercado. O relatório “Tendências em Alimentação Saudável”, elaborado pela Mintel, indica que os consumidores estão mais preocupados com saúde e sustentabilidade na hora de comer: 52% dos entrevistados têm dado preferência a alimentos e bebidas ricos em proteínas, fibras e com menos açúcar. Para a indústria, esse novo comportamento traz oportunidades de criar produtos, desenvolver diferentes nichos de mercado e aumentar o faturamento.

Essas e outras perspectivas serão debatidas no 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, que acontece em Curitiba nos dias 5 e 6 de setembro. Com o tema “Da produção ao mercado – global e sustentável”, o evento também será palco para a segunda edição do Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos, promovido pelo Sistema Fiep.

Serão abordados novos desafios do setor e rumos comerciais dos próximos anos, como inovação, logística e tecnologia, com palestrantes da Organização Mundial do Comércio, da União Europeia e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Para Pecoits, o encontro das indústrias de alimentos “traz ao setor a visibilidade e oportunidade de mostrar sua importância na economia de nosso estado, tanto pela magnitude do evento quanto pela importância na economia brasileira”.

Fonte: Sistema Fiesp/G1