Corsan e Fundação Liberato promovem desafio de inovação

O Desafio Corsan + Liberato movimentou os estudantes do 3º ano do Ensino Técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira (11). Ao longo do dia, mais de 250 jovens, de 15 a 17 anos, elaboraram soluções para diferentes áreas da Companhia.

Realizado dentro da Jornada Empreendedora 2019 da fundação, o hackathon (termo em inglês que designa maratonas de trabalho voltadas a propor soluções para desafios) ocorreu a partir de termo de cooperação técnica firmado entre a Corsan e a instituição de ensino. No início dos trabalhos, os estudantes assistiram a uma palestra motivacional do professor e pesquisador Felipe Machado. Na sequência, foram instruídos a se organizar em equipes de até seis integrantes e escolher um problema a ser atacado, entre nove áreas previamente definidas, todas relacionadas às atividades da Companhia.

Cada equipe teve a missão de elaborar a ideia de um protótipo, com o objetivo de gerar resultados positivos à empresa. Após apresentação a uma banca, foram selecionados os melhores trabalhos, cujos protótipos serão desenvolvidos e apresentados pelas equipes num próximo evento, que deverá ocorrer nas próximas semanas. Os dois primeiros colocados serão premiados, sendo que o campeão terá a possibilidade de firmar um termo de cooperação técnica com a Corsan. Profissionais da Companhia e da Fundação Liberato atuaram como mentores durante o Desafio, auxiliando as equipes.

Case de sucesso

Na abertura do Desafio, o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Companhia, Jean Bordin, destacou que a Corsan é um case de sucesso em inovação. “A empresa vem passando pela maior transformação de sua história, comprovando que uma companhia pública de saneamento também inova. Graças a eventos como esse e a parcerias com universidades e instituições de pesquisa, somos a empresa pública gaúcha que mais investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.

O diretor apresentou dados gerais da Companhia e os principais projetos em andamento nas áreas de inovação e sustentabilidade, tais como a implantação de fibra ótica e videoconferência, apps comercial e de sustentabilidade (H2OJE), informatização dos processos, Corsan Conecta! (sistema integrado de gestão empresarial), georreferenciamento, diversos canais de relacionamento com o cliente e atuação nos quatro eixos do saneamento básico – água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. O dirigente relatou que as iniciativas da Corsan já renderam reconhecimentos pelo ranking Campeãs da Inovação, da revista Amanhã, e pelo Prêmio As 100 + Inovadoras no Uso de TI, promovido em nível nacional pela IT Mídia. Bordin também incentivou os alunos a atuarem profissionalmente na Companhia, informando que cerca de 80% dos técnicos em química da empresa provêm da Fundação Liberato.