Sema debate projetos estratégicos em energia, gás e mineração e enfrentamento da estiagem durante a pandemia de Covid-19
Pala manhã, em uma videoconferência com o Ministério de Minas e Energia (MME), foram debatidas as demandas em energia, gás e mineração. O encontro reuniu secretários de estado, além de representantes da Petrobrás, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as demandas, estavam as medidas que poderão ser adotadas para os setores durante a pandemia.
Além do enfrentamento da crise gerada pela Covid-19, as ações para tentar minimizar os impactos da estiagem histórica que atinge o Rio Grande do Sul foi uma das pautas de outra videoconferência nesta quarta-feira, dessa vez com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e representantes do Gabinete de Crise do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma nova videochamada marcada para a semana que vem vai tratar sobre o abastecimento de água nos municípios e o fortalecimento das ações de combate à estiagem.
Durante a reunião, também foi levantada a necessidade de aporte financeiro para as empresas suportarem o período de pandemia, com a possibilidade de revisão de garantias dos contratos mais antigos e a abertura de linha de capital para cobrir perdas com o aumento da inadimplência.
Edição: Vanessa Trindade