Como ensinar sobre sustentabilidade na escola? Confira 4 ideias aqui!

Como ensinar sobre sustentabilidade na escola? Confira 4 ideias aqui!

Emissões de gases poluentes, produção desenfreada de lixo, poluição de rios e oceanos, desperdício e falta de água, desmatamento de florestas e aquecimento global são apenas alguns dos problemas ambientais que o planeta e o ser humano enfrentam hoje.

 

Milhares de cientistas de todo o mundo já alertaram para a emergência ambiental em que nos encontramos e deixaram claro que, se não efetuarmos mudanças, podemos não ter um futuro. Embora a dimensão da catástrofe que os cientistas preveem não seja um tema adequado para todas as idades, mostrar que o ambiente precisa urgentemente da nossa ajuda é algo que deve ser feito em sala de aula. Veja como, a seguir.

1. Traga para o dia a dia a questão do desperdício e do lixo

O lixo contribui para uma série de problemas, como contaminação de águas e solos, poluição atmosférica, morte de animais e proliferação de doenças. Desperdiçamos demais e produzimos lixo em excesso – e fazemos isso diariamente.

 

É importante mostrar para os alunos as pequenas atitudes que podemos ter no nosso dia a dia para evitar isso. Como um(a) bom(a) professor(a), é importante que você coloque em prática alguns hábitos importantes e também os ensine aos estudantes, como:

 

  • Usar embalagens reutilizáveis para levar o lanche, em vez de papel-alumínio e papel-filme.

  • Usar os dois lados de folhas de papel.

  • Substituir o papel pelo digital, quando possível.

  • Usar garrafas de água reutilizáveis, em vez de garrafas descartáveis.

  • Apagar a luz ao sair de cada ambiente.

  • Não deixar a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos ou escova os dentes.

 

Se a escola serve lanche e/ou almoço, realize atividades de conscientização dos alunos a respeito do desperdício de comida. Veja este vídeo sobre um projeto realizado em uma escola pública municipal de São Caetano do Sul para conhecer estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula.

2. Reaproveite com criatividade

Embalagens plásticas e de vidro, rolos de papel higiênico, caixas de papelão, CDs antigos, tampas de garrafas e muitos outros objetos que seriam jogados no lixo podem ser usados na escola para criar enfeites, brinquedos, presentes e peças educativas.

 

Peça que os alunos levem esses materiais e outras sucatas para a sala de aula e, então, crie com eles um painel de Natal, um cartão de Dia das Mães ou dos Pais ou ajude-os a elaborar brinquedos para si próprios ou para serem doados. Com tesoura, cola, barbante e canetinhas ou tintas, vocês podem ter muitos resultados incríveis. Clique aqui para conferir algumas ideias criativas.

 

Para que a sustentabilidade na escola também atinja os pais dos alunos, você pode pedir que os estudantes confeccionem cartões e presentes para os seus familiares ou pode organizar uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula e convidar os pais para visitá-la.

3. Ensine sobre reciclagem – e não só para os alunos

A reciclagem é um dos primeiros temas em que pensamos quando falamos de sustentabilidade, não é mesmo?  A reciclagem não só contribui para evitar os problemas causados pelo lixo, como também diminui a extração de matérias-primas, disponibiliza produtos mais baratos e gera renda para muitas pessoas.

 

Por isso, ensine os alunos a realizar a coleta seletiva e incentive-os a levar essa ideia para casa. Para deixar as aulas mais divertidas, você pode usar vídeos e livros que abordam o tema, além de atividades lúdicas, como jogos e pinturas. Veja, por exemplo, este episódio da Turma da Mônica sobre lixo e reciclagem.

 

Mas, claro, é importante que a escola também adote esse processo de seleção de lixo, para dar o bom exemplo e permitir que os estudantes pratiquem diariamente esse aprendizado. Se ela ainda não tem lixeiras adequadas para a coleta seletiva, está na hora de ensinar sobre reciclagem para os responsáveis por essa medida na sua escola.

4. Plante uma árvore

Converse com os alunos sobre o problema do desmatamento no Brasil e no mundo e explique como as árvores são importantes na luta contra o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, o aquecimento global e até mesmo as enchentes.

Depois, realize uma atividade prática, na qual os alunos devem ajudar a plantar uma ou mais árvores. O Portal do Professor, do Ministério da Educação, disponibiliza um manual e vários recursos para que a aula teórica e o plantio sejam realizados da melhor forma possível.

Fonte: Universia.