Os primos Nina e Leo vivem em uma cidade metropolitana, estudam na mesma escola e vivem no mesmo bairro. Aliás, são vizinhos, o que torna a vida dos pais Leo mais fácil já que a mãe dele, Sandra, é pilota e está sempre viajando pelo Brasil. E o pai dele, o Marcos, é médico e trabalha na emergência do hospital da cidade.
Então para que o Leo não ficasse muito tempo sozinho, eles se mudaram para perto da Flávia – que é tia do Leo e irmã do Marcos. Depois de um tempo nasceu a Nina, filha da Flávia. E o Leo ganhou uma prima.
Eles sempre foram amigos, cresceram como irmãos. A Flávia fica muito tempo em casa, pois trabalha com pesquisa. Ela está fazendo um doutorado em biologia. E assim pode ficar de olho na Nina e no Leo.
Os dois estão sempre buscando uma nova aventura. O Leo é escoteiro. Todos os sábados ele encontra seus companheiros e juntos eles vão explorar o mundo. Ele adora histórias em quadrinhos e fica se imaginando como os super-heróis que ele tanto curte.
A Nina está sempre conectada. É fã de vários canais no Youtube. Está sempre com seu smartphone na mão, para poder pesquisar e acessar todas as dúvidas que ela tem. Mas ela também curte muito a biblioteca da escola. Se você não acha a Nina em lugar nenhum, com certeza ela estará em algum corredor da biblioteca, lendo ou pesquisando nos livros.
Juntos, Leo e Nina, formam uma dupla dinâmica.
Em um sábado que o Leo estava viajando com o grupo de escoteiros, a Nina foi conhecer o rio que fica próximo a cidade com a vó dela. A Dona Lurdes sempre conta um monte de histórias de quando ela era criança e morava perto do rio. Naquele dia, Nina foi com ela e enquanto elas conversavam, ouviram alguém falando com elas.
Olharam para um lado, olharam para outro e não viam ninguém. Ficaram com medo que fosse um fantasma. Mas a voz ficou mais alta, e fala: “Quem está aí em cima? Eu quero ouvir as histórias também!”.
Dona Lurdes e Nina foram seguindo a voz até que chegaram em um barranco e olharam pra baixo. E adivinha, encontraram o Joca. As duas ganharam um susto. E falaram ao mesmo tempo: “NOSSA…UM PEIXE QUE FALA!”. Joca sorriu e disse: “- Sim, sou um peixe que fala e quero ouvir as histórias que vocês estavam contando”.
Joca contou para elas, que nasceu há pouco tempo, mas que já percorreu todo o rio. Conhece ele de cabo a rabo. Disse que é um coridora, um peixe nativo do Rio Grande do Sul e que vive nos rios. Ele mora com seus irmãos, pais e avós, além de todos os outros peixes que moram no rio.
E depois que contou sua história. Dona Lurdes e Nina, ficaram um tempão conversando com ele sobre rio. Dona Lurdes contando sobre as aventuras dela de quando era criança e corria por entre as árvores, Joca falando sobre a vida dele na água e a Nina contado as coisas que ela sabia sobre a natureza.
Desde este dia, Nina tem mais um amigo, o Joca. Ela visita ele sempre que pode. Mas ainda falta o Leo conhecer ele. Nina está organizando um piquenique para que a Flávia e o Leo conheçam o Joca.