Desenho animado

Patrulha da Água

Os primos Nina e Leo vivem em uma cidade metropolitana, estudam na mesma escola e vivem no mesmo bairro. Aliás, são vizinhos, o que torna a vida dos pais Leo mais fácil já que a mãe dele, Sandra, é pilota e está sempre viajando pelo Brasil. E o pai dele, o Marcos, é médico e trabalha na emergência do hospital da cidade.

Então para que o Leo não ficasse muito tempo sozinho, eles se mudaram para perto da Flávia – que é tia do Leo e irmã do Marcos. Depois de um tempo nasceu a Nina, filha da Flávia. E o Leo ganhou uma prima.

Eles sempre foram amigos, cresceram como irmãos. A Flávia fica muito tempo em casa, pois trabalha com pesquisa. Ela está fazendo um doutorado em biologia. E assim pode ficar de olho na Nina e no Leo.

Os dois estão sempre buscando uma nova aventura. O Leo é escoteiro. Todos os sábados ele encontra seus companheiros e juntos eles vão explorar o mundo. Ele adora histórias em quadrinhos e fica se imaginando como os super-heróis que ele tanto curte.

A Nina está sempre conectada. É fã de vários canais no Youtube. Está sempre com seu smartphone na mão, para poder pesquisar e acessar todas as dúvidas que ela tem. Mas ela também curte muito a biblioteca da escola. Se você não acha a Nina em lugar nenhum, com certeza ela estará em algum corredor da biblioteca, lendo ou pesquisando nos livros.

Juntos, Leo e Nina, formam uma dupla dinâmica.

Em um sábado que o Leo estava viajando com o grupo de escoteiros, a Nina foi conhecer o rio que fica próximo a cidade com a vó dela. A Dona Lurdes sempre conta um monte de histórias de quando ela era criança e morava perto do rio. Naquele dia, Nina foi com ela e enquanto elas conversavam, ouviram alguém falando com elas.

Olharam para um lado, olharam para outro e não viam ninguém. Ficaram com medo que fosse um fantasma. Mas a voz ficou mais alta, e fala: “Quem está aí em cima? Eu quero ouvir as histórias também!”.

Dona Lurdes e Nina foram seguindo a voz até que chegaram em um barranco e olharam pra baixo. E adivinha, encontraram o Joca. As duas ganharam um susto. E falaram ao mesmo tempo: “NOSSA…UM PEIXE QUE FALA!”. Joca sorriu e disse: “- Sim, sou um peixe que fala e quero ouvir as histórias que vocês estavam contando”.

Joca contou para elas, que nasceu há pouco tempo, mas que já percorreu todo o rio. Conhece ele de cabo a rabo. Disse que é um coridora, um peixe nativo do Rio Grande do Sul e que vive nos rios. Ele mora com seus irmãos, pais e avós, além de todos os outros peixes que moram no rio.

E depois que contou sua história. Dona Lurdes e Nina, ficaram um tempão conversando com ele sobre rio. Dona Lurdes contando sobre as aventuras dela de quando era criança e corria por entre as árvores, Joca falando sobre a vida dele na água e a Nina contado as coisas que ela sabia sobre a natureza.

Desde este dia, Nina tem mais um amigo, o Joca. Ela visita ele sempre que pode. Mas ainda falta o Leo conhecer ele. Nina está organizando um piquenique para que a Flávia e o Leo conheçam o Joca.

Personagens

Nina
Muito curiosa, sempre quer entender como o mundo funciona. Basta aprender ou ouvir algo novo que já vai pesquisar sobre o assunto. Cheia de porquês, não aceita não como resposta. Para ela existe uma explicação para tudo. Gosta muito de ver vídeos que explicam as coisas, fazer experiências e resolver problemas.
Joca
É um coridora muito arteiro. Sua mãe vive brigando com ele, pois ele é muito diferente dos outros peixes. Ele não gosta de viver no rio e queria poder explorar o mundo. Por isso fez amizade com a Nina. Assim ele pode entender como o mundo funciona e pode explicar pra ela como os rios funcionam. Por que isso ele sabe muito bem. Ele conversa muito com outros peixes, pergunta um montão de coisas para sua família e até já fez uma excursão até a nascente do rio.
Leo
É escoteiro. Mas isso só aos sábados. Porque durante a semana é aluno do colégio municipal da cidade onde mora. O que ninguém sabe é: ele também é um aventureiro, tipo os super-heróis que tanto gosta. Mas isso só na cabeça dele. Adora uma bagunça, só não conta pra mãe dele. PS: Na realidade, ela já sabe! A mãe do Leo é pilota e o pai é médico do hospital local. Como eles não ficam muito em casa, Leo fica muito tempo na casa da Nina.

Temp. 1 - Ep. 1 - O monstro da poluição

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 2 - A água

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 3 - Conhecendo a nascente do rio

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 4 - Visitando a Corsan

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 5 - Pesquisando na escola

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 6 - A live

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 7 - O ciclo da água

Baixe a atividade de aula


Temp. 1 - Ep. 8 - Voltando para casa

Baixe a atividade de aula