Seja-Bem Vindo ao espaço Semente do H2OJE!

Se você chegou até aqui é por que passou pela 28º feira do livro do município de Morro Reuter!

Espaço H2OJE semente

Este web espaço foi criado especialmente para alunos e professores que participam do projeto piloto H2OJE em Morro Reuter e todos os visitantes que passaram pela feira.

Durante a feira distribuímos alguns presentes com um QRCODE que te trouxe a este espaço para vivenciar uma jornada com seus presentes.

Como se beneficiar deste web espaço

Utilizar como uma proposta de vivência e reflexão relacionado aos cuidados com meio ambiente e recursos hídricos.

 

NA ESCOLA: Uma vivência bacana com a turma é aplicar a Jornada deixando cada aluno escolher suas sementes. Montar grupos com os que escolheram a mesma semente. Montar um observatório semanal onde cada grupo apresenta a evolução da sua semente, direcionando a reflexões para avaliar e melhorar hábitos sustentáveis.

 

NA EMPRESA: Uma vivência que pode ser aplicada como encerramento de final de ano junto aos colaboradores com objetivos de introduzir o conceito de empresa sustentável.

 

NA FAMÍLIA:  É na família que formamos nossa base e valores que são aprimorados na escola através do aprendizado passado pelos professores. Quando a cultura de sustentabilidade é praticada dentro da família as sementes germinam mais rápido. Assim vivenciar as atividades aqui propostas, junto com a família, enraízam hábitos sustentáveis. 

Com edições desde o ano 1993 a feira do livro de Morro Reuter vem trazendo o hábito da leitura às famílias. 

 Em 29 anos de emancipação política do Município, a Feira do Livro chega a sua 28ª edição confirmando a importância da leitura e de toda cultura gerada a partir dos livros para a população. A cidade vai respirar cultura atraindo o público em uma programação especial.

Este ano tem como patrono  Celso Sisto.

Celso nasceu no Rio de Janeiro, mas mora no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Teoria da Literatura. É também escritor de livros para crianças e ilustrador. Já publicou mais de 80 livros e colecionou alguns prêmios, como o de autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e o Açorianos na categoria Livro Infantil.

Saiba mais https://www.morroreuter.rs.gov.br/web/noticias/2153/prepare-se-vai-comecar-a-feira-do-livro-de-morro-reuter

O H2OJE e o município de Morro Reuter estão juntos plantando sementinhas para garantir água para as gerações futuras. Queremos que você faça parte desta aventura e para iniciar esta jornada preparamos presentes especiais para que a 28º feira do livro de Morro Reuter faça parte da vida de cada visitante da feira. Vamos iniciar!

Com seus presentes em māos, vamos começar?

Clique em Iniciar

Iniciar

Vamos dar início a brincadeira!

01

02

04

Lápis Semente

Acessar o Presente

03

05

Mão na massa:

Vaso compostor

Acessar

06

Mão na massa:

Nosso Futuro

Acessar

Árvore

A árvore é um grande símbolo para a humanidade. Chevalier (2016) diz que se fôssemos analisar a importância da árvore na esfera simbólica, precisaríamos de um livro só para isso. Além das simbologias da árvore em algumas tradições e do valor especial de algumas espécies para alguns povos e religiões, a árvore em si pode ser vista como símbolo do desenvolvimento psicológico e do processo de individuação.

Desde a semente, a árvore guarda em si todo o potencial do vir-a-ser. Algumas sementes, inclusive, somente “despertam” se passarem por condições como seca, fogo e até o trato digestivo de alguns animais. A árvore, nesse contexto, só começa a se tornar árvore se passar pelo processo de despertar e aquela que não encontra condições para despertar, pode nunca vir a ser, apesar de seu potencial ter sempre existido.

Durante esse processo, será necessário que a planta desenvolva resiliência ao ambiente para poder desempenhar um papel num sistema maior. Poucas são as árvores que sobrevivem sozinhas, muitas precisam estar incluídas em um ambiente com outras árvores, inclusive de outras espécies, para que possam viver, e, em alguns casos auxiliar o ambiente ao seu redor a se tornar propício para si mesma e para os outros. Ao se livrar de folhas e de partes mortas, a árvore oferece alimento ao solo e à sua microfauna, que, por sua vez, tornam o descarte um alimento para a própria árvore e suas circunvizinhas.

Desde seu nascimento até a sua morte, a árvore realiza o processo de fotossíntese como processo primordial para sua vida. A partir da fotossíntese, a árvore se alimenta, transformando luz solar e sais minerais extraídos do solo em alimento para sua manutenção e crescimento. Dessa forma, ela se torna um elo entre o céu e a terra, fazendo com que elementos da natureza se combinem, gerando vida.

Quando plantamos árvores, plantamos água!

Reproduzimos o símbolo da árvore para estar junto contigo e te lembrar que podemos optar por plantar e cuidar de uma árvores. Cada um com sua árvore  estaremos plantando árvores e passando a ser agentes de contribuição frente no desafio das mudanças climáticas.

Girassol

A flor do girassol tem uma característica instintiva conhecida por todo mundo, pois a planta se posiciona na direção do sol durante o dia todo.  O girassol simboliza a luz do sol, a vivacidade e a alegria, por isso você pode  presentear uma pessoa com um buquê ou até mesmo com a planta em vaso. 

O nome científico de girassol é Helianthus annus, que significa “flor do sol”. O girassol significado é “felicidade” e, por conta de sua cor vibrante, simboliza calor, vitalidade e energia positiva.

Uma das representações mais simbólicas do girassol foi feita por Van Gogh, entre 1888 e 1889. Podemos interpretar o quadro como a renovação da vida a partir dos ciclos contínuos de vida e morte. Interessante, né?

Escolhemos esta semente para lembrar da importância de preservar o meio ambiente. Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta podem acabar.

A atividade sugerida é plantar o seu girassol e acompanhar ele se volta para onde o sol estiver. Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem.  E junto com o girassol aprender a ampliar pequenos gestos positivos em prol do meio ambiente e transformá-los em grandes acontecimentos.

Pipoca

Pasquale explica a origem da palavra pipoca, a partir de outra palavra, palomita, em espanhol. A partir de uma música de Caetano Veloso, o professor explica que pipoca veio do tupi e quer dizer: milho explodido.
Pipoca é uma planta que sente sede. Será necessário cerca de 5cm de água por semana (dependendo da condição do solo) até estar pronto. Isso levará cerca de 100 dias.
Escolhemos esta semente para lembrar da importância de preservar os recursos hídricos.

A atividade sugerida é que plante a sua pipoca e acompanhe a germinação, o cultivo e colheita, refletindo sobre as atitudes diárias que precisamos tornar hábitos para preservar nossos recursos hídricos.

Lápis Semente

Lápis ecológico de madeira de reflorestamento, com sementes de salsa

Escolhemos te presentear com o Lápis semente para experienciar o ciclo da vida no meio ambiente. Somos responsáveis pelo meio que estamos inseridos. O exercício de acompanhar a vida do Lápis semente vai nos ajudar a assumir a responsabilidade em nossas escolhas diárias.

A atividade sugerida aqui é usufruir dos benefícios do Lápis semente , seguir as instruções de plantio contidas na embalagem, pesquisar a importância de optar por produtos que preservem o meio ambiente e se fizer sentido relatar a experiência.

Mão na Massa 1

Proponho aqui uma atividade mão-na-massa para construir um vaso Compostor.

 

O instituto Lixo Zero https://ilzb.org/,  ensina um método bem bacana e fácil de compsotar.

Que tal fazer esta experiência com as suas sementes ? 

 

O Lixo Zero disponibiliza um Ebook.

Clique aqui para acessar 

 

Também temos um vídeo bem legal.

Clique aqui para acessar

Mão na Massa 2

Você já pensou como será o nosso futuro?
Vamos refletir um pouco sobre isso?
Comece assistindo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ULtr8Ayalew

Agora te convidamos a escrever uma carta para o seu eu do futuro.

PASSO A PASSO PARA ESCREVER A CARTA

  1. Vamos escrever uma carta para o seu “eu do futuro”. Nessa carta, conte como a comunidade que vive, cuida do meio ambiente e quais hábitos e transformações deseja desenvolver para que seu eu do futuro usufrua de recursos naturais abundantes. E que tipo de planeta deseja que seu eu do futuro encontre.
  2. Vamos identificar as ações mais importantes a serem trabalhados adiante, no que se refere ao cuidado com o meio ambiente.
  3. Essa carta para o seu “eu do futuro” deverá ser guardada e aberta na próxima feira do livro (2022), para uma reflexão sobre a evolução das ações escolhidas para cuidar do meio ambiente!

Fim!

E para finalizar que tal conferir sua pegada Hídrica?

Pegada hídrica é o rastro que deixamos ao consumir água direta e indiretamente. E o consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros.

Neste  Link você calcular a sua pegada hídrica: Clique aqui para calcular

Desejamos que a 28º feira do livro do Morro Reuter tenha despertado em você o gosto pela leitura e a importância de preservar os recursos naturais. 

Acesse H2OJE.COM e conheça mais sobre nós!

Até 2022