O futuro da água potável em cinco iniciativas

O futuro da água potável em cinco iniciativas

A seção ambiental do The Guardian publicou cinco inovações tecnológicas que estão levando água potável à comunidades necessitadas ao redor do mundo. Iniciativas às vezes pequenas, mas importantes para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de cerca de 1,2 bilhão de pessoas que vivem em áreas de escassez de água.

Vamos conhecê-las?

1.O Livro bebível

Este livrinho, além de conter dicas sobre saneamento, é também impresso em filtro de café científico, um papel que pode ser usado para purificar água potável e reduzir 99,9% das bactérias. E eles duram. Cada filtro tem uma vida média de 4 anos para fornecimento de água mais limpa para seus usuários. Atualmente está sendo distribuído em países como Gana, Quênia, Haiti, Etiópia, Índia e Tanzânia.

Especialistas alertam apenas para que a invenção seja combinada com outros comportamentos de higiene, como lavagem das mãos e combate a mosquitos.

2. Profeta das Águas

Essa invenção realmente parece um poço, mas na verdade retira a água da atmosfera. Ela é colocada a quase 2 metros de profundidade, onde sua câmara inferior é cercada por terra fria. Acima do solo, o vento gira uma turbina, que por sua vez, gira as pás do ventilador dentro do dispositivo. Estas pás enviam o ar para uma câmara de condensação interna, na qual, a medida que o ar arrefece, o vapor condensa-se nos lados da câmara.

Então, a água pode ser extraída com uma bomba e uma mangueira simples. O sistema permite uma produção média de 37 litros de água por dia.

3. Coletores de nevoeiro

Nesta invenção, grandes redes de malha capturam a umidade de nevoeiros, que goteja em bandejas de coleta após condensação. Em uma região específica do Marrocos, é possível coletar cerca de 6.300 litros de água por dia. Esse projeto recebeu o prêmio da ONU, Momentum for Change. Um dos desafios é que a quantidade de água é suficiente, em média, para cerca de 160 pessoas, e por isso seria difícil aplicá-lo em regiões mais populosas.

4. Colheita solar

Talvez a mais interessante e possível de todas essas seja o bombeamento de água utilizando energia de painéis solares. Essa solução evita que fazendeiros, especialmente, entendam a produção de energia para o processo como “grátis” e abusem na irrigação. Essa solução, incentiva os agricultores a vender o excesso de energia produzido com painéis solares à distribuidora de energia local. O regime de recompra produz uma “tripla vitória”. Os agricultores ganham renda, o estado ganha reservas de eletricidade e a fonte de água é conservada ao reduzir o uso – tudo ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono.

5. Filtro de grafeno

A Lockheed Martin desenvolveu e patenteou um filtro de grafeno capaz de reduzir o custo da energia utilizada na dessalinização em até 20%, suportando simultaneamente uma maior pressão e temperaturas.

Mas os especialistas alertam que a dessalinização deve ser a última investida. Primeiramente é preciso trabalhar o consumo consciente da água doce.

Fonte: Instituto Ecológica