Hábitos sustentáveis reduzem impactos na biodiversidade

Hábitos sustentáveis reduzem impactos na biodiversidade

Adotar hábitos sustentáveis no dia a dia ajuda a reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos que uma sociedade provoca na natureza. Se praticados regularmente por todos, eles ajudam a conservar a biodiversidade e melhoram a qualidade de vida atual e das próximas gerações.

“A sustentabilidade é responsabilidade de todos. A diminuição do uso de copos descartáveis, por exemplo, já traz um imenso benefício para a natureza, uma vez que os plásticos matam milhares de animais e poluem o meio ambiente”, pontuou a coordenadora substituta de Educação Ambiental do ICMBio, Célia Pereira.

Além disso, a mudança individual e coletiva para hábitos sustentáveis é, também, uma forma de solidariedade com o próximo. “O uso coletivo de ar-condicionado no meio urbano pode impactar negativamente na vida de ribeirinhos, por exemplo. No meio ambiente, tudo está interligado”, explicou Karina Dino, coordenadora de Educação Ambiental do ICMBio.

Pensando em ajudar o cidadão a criar hábitos saudáveis e sustentáveis, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) elaborou um calendário com sugestões de pequenas ações que, com o passar do tempo, ajudam a diminuir os impactos na natureza. Faça a sua parte!

SEGUNDA-FEIRA

Reutilize e recicle:

Mais da metade do lixo da sua casa pode ser reciclado. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico e do que não pode ser reciclado. Consulte a prefeitura para saber mais sobre os horários e condições da Coleta Seletiva na sua cidade. Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizadas. Prefira, sempre que possível, produtos com vasilhame reaproveitável.

TERÇA-FEIRA

Tome banhos rápidos:

Cerca de 75% da água que consumimos em casa é gasto no banheiro e 32% do consumo doméstico de água vem dos chuveiros: um banho de chuveiro gasta, em média, 20 litros de água por minuto. Por isso, evite banhos prolongados.

A água é um recurso natural e essencial para a sobrevivência de todas as espécies, mas apenas 0,7% do volume total de água é potável, isto é, pronta para o consumo humano. Segundo o Almanaque para práticas sustentáveis, da Advocacia Geral da União (AGU), menos da metade das pessoas do planeta tem acesso a água potável.

QUARTA-FEIRA

Economize energia:

Fique atento à conta de luz da sua casa e perceba quantos aparelhos eletrônicos ficam no modo de espera (stand by) constantemente. Crie o hábito de tirar da tomada, por exemplo, televisão, dvds, sons e outros equipamentos quando não estiverem em uso.

QUINTA-FEIRA

Vá de bike:

Use menos o carro. Prefira andar de bicicleta, caminhar ou utilizar mais os transportes públicos. De acordo com o documento da AGU, o carro emite cerca de 300 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado.

SEXTA-FEIRA

Consuma menos:

Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro, as sacolas e guardanapos de pano. Assim, você economiza os recursos da natureza e diminui a quantidade de lixo.

SÁBADO E DOMINGO

Curta a natureza:

Fim de semana é o momento certo para relaxar e curtir a natureza, indo a parques nacionais, fazendo trilhas, conhecendo cachoeiras e visitando as Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo ICMBio.