Companhia terá participação intensa no maior evento de saneamento do país

Companhia terá participação intensa no maior evento de saneamento do país

A Corsan será uma das protagonistas do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece de 16 a 19 de junho, em Natal/RN. Com participação de destaque, a Companhia estará presente em várias atividades do evento, realizado simultaneamente à Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

No estande da Corsan na Fitabes, os visitantes de todo o país e do exterior poderão conhecer mais sobre o saneamento gaúcho. O espaço da Companhia terá 80 m² e contará com distribuição de água ao público da feira, que reunirá as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos. O diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, irá palestrar no painel “Exemplos de PPP no saneamento, o sucesso e as oportunidades de melhoria”, no qual o dirigente falará sobre a PPP que visa universalizar o esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Cinco funcionários da Companhia participarão do Campeonato de Operadores: Jônatas Rafael da Silva, de Gravataí (Instalação e ajuste de válvula redutora de pressão – VRP); José Francisco Vogt, de Estância Velha (Montagem de padrão e ramal de ligação de água); Fábio Irineu Hoffmann, de Viamão (Serviços operacionais em cavalete múltiplo); e Deivid Luis Petry e Jonathan Tafarel de Souza, ambos de Montenegro (Eletromecânica). Disputando com companhias de outros estados, a Corsan vai concorrer em todas as provas do campeonato, que busca promover o aprimoramento técnico e a melhoria do desempenho operacional, bem como proporcionar a inclusão e a participação dos operadores de nível técnico no evento.

Entre os trabalhos técnicos aprovados para o congresso, três foram desenvolvidos por servidores da Companhia. Os artigos abordam a experiência da Corsan na elaboração de Planos de Segurança das Águas por contratação (autoria de Luiz Carlos Klüsener Filho, Gerson Cavassola e Fernando José Medaglia), a estruturação e a modelagem da PPP do Saneamento (de Alessandra Cristina Fagundes dos Santos, Juliano Nugent da Silva e Luiz Carlos Klüsener Filho) e a avaliação da efetividade do programa Jovens Embaixadores do Saneamento na redução do consumo mensal de água em residências (mesmos autores do texto anterior) – o primeiro trabalho será exposto na forma de pôster, e os outros, por meio de apresentação oral.

Os três trabalhos técnicos, que versam sobre experiências de sucesso da empresa, serão também apresentados no estande da Companhia. No local haverá ainda uma roda de conversa sobre os projetos estratégicos da Corsan que impactam nos índices de perdas, com o engenheiro Ricardo Röver Machado. Além disso, Machado será coordenador e debatedor no painel “Tecnologias, conhecimentos e inovações na área de gestão de perdas”. Já o assessor da Presidência Sandro Adriani Camargo participará dos painéis “A gestão do conhecimento no contexto da gestão para a excelência” (neste, como palestrante) e “Desenvolvimento de metodologias de certificação e auditoria de dados – a qualidade da informação” (como coordenador e debatedor).

Nesta edição, o tema do congresso é “Saneamento ambiental: como tratar igual os desiguais”. Promovido a cada dois anos, esse é o maior, mais qualificado e expressivo evento do setor de saneamento no Brasil. É realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e tem patrocínio da Corsan.

Serviço

Segunda-feira (17)

12h – Campeonato de Operadores: provas de VRP e Ligação de água (Bloco B)

14h – Painel “A gestão do conhecimento no contexto da gestão para a excelência”, com Sandro Adriani Camargo (Sala 4)

16h – Painel “Desenvolvimento de metodologias de certificação e auditoria de dados – a qualidade da informação”, com Sandro Adriani Camargo (Sala 3)

Terça-feira (18)

12h – Campeonato de Operadores: provas de Cavalete e Eletromecânica (Bloco B)

16h – Roda de conversa sobre projetos estratégicos da Companhia que impactam nos índices de perdas, com Ricardo Röver Machado (Estande da Corsan na Fitabes)

17h – Apresentação de cases de sucesso da Companhia (Estande da Corsan na Fitabes)

Quarta-feira (19)

10h – Painel “Exemplos de PPP no saneamento, o sucesso e as oportunidades de melhoria”, com diretor-presidente Roberto Barbuti (Sala 8)

10h – Painel “Tecnologias, conhecimentos e inovações na área de gestão de perdas”, com Ricardo Röver Machado (Sala 3)

12h – Apresentação do trabalho “Avaliação da efetividade do programa Jovens Embaixadores do Saneamento na redução do consumo mensal de água em residências” (Sala I, Bloco D)

14h20 – Apresentação do trabalho “Estruturação e modelagem de PPP em esgoto sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre” (Sala I, Bloco D)