Eduardo Leite lança o projeto H2OJE nesta quarta, na Expointer

Eduardo Leite lança o projeto H2OJE nesta quarta, na Expointer

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lança oficialmente na tarde desta quarta-feira (28), o projeto H2OJE. A cerimônia de apresentação será na Expointer. Desenvolvido a partir de uma Termo de Cooperação Técnica, entre a Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento e a Splora, um empresa de Desenvolvimento e Tecnologia de Passo Fundo, o objetivo do projeto é desenvolver atividades capazes de criar conscientização em crianças e adultos sobre a importância da água e do meio ambiente.

 

O projeto

O H2OJE é fruto de um conjunto de esforços, cujo objetivo é uma mudança de cultura e conscientização a partir de uma nova metodologia de abordagem e solução de problemas. O projeto engloba um sistema integrado que reúne informações e alerta sobre sustentabilidade hídrica. A principal proposta é criar consciência ambiental desde a infância. Para isso, foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas. As pioneiras são duas: um game interativo e um desenho animado.

Além da linguagem voltada ao público infantil, o projeto reúne informações para toda sociedade civil. Professores, por exemplo, podem encontrar materiais para aplicar em sala de aula. Pessoas interessadas em mudar seus hábitos podem descobrir novas formas de contribuir com o meio ambiente, por meio da ferramenta quero ser sustentável. Como o mundo experimenta uma imersão eletrônica que alterou as formas de relacionamento e os celulares são praticamente companheiros do dia a dia, o projeto também desenvolveu um aplicativo que reúne todas as informações. Ele estará disponível, com versão atualizada, para download no Google Play e na App Store a partir das próximas semanas.

É através desse trabalho, que os idealizadores do projeto, Corsan e Splora, buscam uma mudança cultural, para que as previsões e alertas a respeito da falta de água nos próximos anos não se concretize. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que a gestão desse recurso tão precioso seja melhorada dramaticamente. A equipe H2OJE acredita que com iniciativas na educação seja possível melhorar e tornar o mundo mais sustentável.

 

Trabalho colaborativo

Além da abordagem cultural, o projeto também adotou um método novo de trabalhar. A Splora é uma startup coworking. Isso significa que ela busca parceiros para desenvolver seus projetos. O coworking, que investe em trabalhos colaborativos, é uma tendência do mercado de trabalho e está ganhando espaço em todo o mundo.

Com o H2OJE não poderia ser diferente. Para que o projeto fosse viabilizado, buscou os seguintes parceiros: Simor Tecnologia e Marketing (responsável pelas estratégias de comunicação e desenvolvimento do portal), Southbox (responsáveis pelo game interativo) e Animapocket (responsável pela criação da história e desenvolvimento do desenho animado).