Companhia promove programação cultural e ambiental na Semana da Água

Companhia promove programação cultural e ambiental na Semana da Água

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai apoiar e realizar várias atividades culturais e ambientais em todo o Estado, durante a XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água, que ocorre de 4 a 11 de outubro. O conjunto de eventos tem o objetivo de conscientizar a comunidade para o tema deste ano: “Água segura = Vida saudável. Para onde vai o seu esgoto?”.

Para a abertura da Semana, a Corsan promoverá o Festival Boas Ideias. O evento, que conta com ação educativa nas escolas, acontece em 4 e 5 de outubro, em Esteio. Com patrocínio da Corsan, o município vai receber uma edição especial do Festival, que terá abertura oficial e espetáculos artísticos de estudantes no Auditório do prédio da Administração do Parque Assis Brasil na sexta (4), a partir das 13h30, e na Rua Coberta, sábado (5) pela manhã, a partir das 9h30min. A Semana é organizada pela Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). O Festival conta com a parceria do Consórcio Pró-Sinos e da Prefeitura de Esteio.

As atividades do Festival tiveram início com uma ação educativa realizada pela Apoena, uma organização que atua na promoção dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da plataforma 2030 da ONU. Em encontros antecipados, os alunos da Escola Municipal Oswaldo Aranha, monitores do projeto e professores, com apoio do Departamento de Educação Ambiental da SMMA, estão preparando uma participação dos estudantes em torno do tema da água nas atividades do Festival.

O Boas Ideias vai mostrar no palco também projetos artísticos de caráter socioambiental, como o Som na Lata, do CFTV – Centro de Formação Teresa Verzeri – da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Esteio, e o projeto Água Viva Em Cena, da Escola Municipal Santa Marta, de São Leopoldo, vencedor do prêmio Ciclo Verde Lanxess. O Consórcio Pró-Sinos, por meio do projeto Educação Ambiental Itinerante, irá expor um painel e materiais educativos sobre os serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos) com atuação do Boneco Sineco.

Compõem também a programação o espetáculo Poetas Vivos e o grupo de dança Original Dancer, dos jovens da Casa do Hip Hop. A SMMA levará ainda os bonecos mascotes Recicleiton e Seletícia, além de jogos e uma exposição. Haverá também uma apresentação especial do projeto H2OJE, da Corsan. Confira abaixo a programação detalhada. O encerramento da Semana ocorre no próximo dia 11, em Farroupilha.

Atividades em todo o Estado

Na terça-feira (8), a partir das 8h45, a Corsan realizará uma atividade para seus funcionários no auditório da Sede da Companhia, em Porto Alegre. O diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Jean Bordin, fará a abertura do evento, que também contará com painéis da doutoranda Crislaine Bertoldi (UFRGS) sobre “Desafio dos novos tempos – o que estamos fazendo com nossos resíduos urbanos?” e do engenheiro Thiago Prestes, da Corsan, acerca do tema “Para onde vai seu esgoto?”

Em Canoas, a Companhia apoiará a programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Diretoria de Educação e Preservação Ambiental (Depa). No dia 5, haverá ação de conscientização no espaço do Parque Municipal Getúlio Vargas, em parceria com a empresa Bio Public e Grupo de Escoteiros. No dia 7, ocorre Seminário Municipal Água Segura = Vida Saudável, no Auditório Sady Schwitz, além de Trilha das Águas e visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a EMEF Professor Doutor Cirne Lima. Já no dia 8, estão previstas uma ação de conscientização em parceria com a Corsan no Calçadão (essa atividade ocorre também nos dias 9, 10 e 11), palestra com a educadora ambiental Samara Arsego, da Fundação Auri Luiz Bodanese, na EMEF Santos Dumont, sobre saneamento básico, e a apresentação do trabalho “Consciência ambiental não é tudo: canoenses, é preciso atitude!”, na EMEF Rondônia.

No dia 9, a programação prevê: Trilha das Águas e visita à ETE com a EMEF Paulo VI, palestra com Valdeci Souza, do Greenpeace na EMEF João Paulo I sobre saneamento básico, palestra com Aline Paez, do Pró Sinos, com o Grupo de Idosos Vencedores da Vila Hércules sobre “Saneamento básico – para onde vai o nosso esgoto?” e apresentação do trabalho “A prática da saboaria artesanal a partir da reciclagem de óleo: proteção aos corpos d’água”, na EMEF Arthur Oscar Jochins. No dia 10, acontecem palestra com Samara Arsego na EMEF Santos Dumont e apresentação do trabalho “Reutilização do óleo de cozinha usado para fazer sabão”, na EMEF Paulo VI. Por fim, no dia 11, vai haver Trilha das Águas e visita à ETE com a EMEF Sete de Setembro, palestra com Valdeci Souza na EMEF João Paulo I sobre saneamento básico e a oficina da ONG Buscando Sorrisos, na EMEF João Palma da Silva.

A Companhia também promoverá uma série de ações de caráter educativo e ambiental em todas as suas regionais, como palestras e visitas guiadas a estações de tratamento. A programação completa está disponível aqui:   Lista Programação Geral SIA (.xlsx 21,30 KBytes) .

Confira a programação do Festival Boas Ideias

Dia 04/10 – das 13h30 às 16h30

Local: Auditório da Administração do Parque Assis Brasil (entrada pelo Portão 7)

– Solenidade de abertura da Semana Interamericana da Água e da Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul

– Apresentação do projeto H2OJE

– Apresentação do Estande do Consórcio Pró-Sinos

– Apresentação do Grupo Som na Lata

– Apresentação do Projeto Educativo da Apoena

– Apresentação do grupo Água Viva em Cena

– Encerramento

Dia 05/10 – das 9h30min às 12h30min

– Abertura das atividades na Rua Coberta

– Apresentação do Consórcio Pró-Sinos

– Apresentação do grupo Água Viva em Cena

– Apresentação do espetáculo Poetas Vivos

– Apresentação do grupo Original Dancer

– Participação especial dos bonecos Recicleiton e Seletícia, dos jogos e exposição do Departamento de Educação Ambiental da SMMA

(Em caso de chuva, o evento poderá ser cancelado).