Em iniciativa inédita em dez anos, as três praias do Parque Itapuã serão reabertas
A 57 quilômetros da Capital gaúcha, o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, abriga paisagens deslumbrantes e uma estrutura especial para quem quer curtir o verão longe da agitação do litoral. E esta semana a Unidade de Conservação (UC) mantida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) traz mais uma novidade: a reabertura para o público das três praias que fazem parte do parque – Pombas, Pedreira e de Fora.
Segundo a bióloga e gestora da UC, Dayse Aparecida dos Santos Rocha, o projeto ainda é piloto, pois visa melhorias e adaptações. “Queremos ouvir os visitantes e, quem sabe, abrir as praias durante o ano inteiro. Estamos em uma fase de testes, estudando maneiras de adaptar a estrutura e realizar a manutenção para que a praia funcione plenamente.” Por isso, cada visitante recebe um questionário na entrada e é convidado a deixar sua sugestão.
O Parque Estadual de Itapuã fica na Estrada Dona Maria Leopoldina Cirne, s/n. Confira abaixo os dias de visitação desta semana e o limite de pessoas.
Quarta, quinta e sexta-feira*:
Praia das Pombas – visitação de até 200 pessoas
Praia da Pedreira – visitação de até 100 pessoas (não possui água potável)
Praia de Fora – visitação de até 200 pessoas (entrada somente até meio-dia)
Sábado e Domingo*:
Praia das Pombas – NÃO ABRIRÁ
Praia da Pedreira – visitação de até 100 pessoas (não possui água potável)
Praia de Fora – visitação de até 300 pessoas (entrada somente até meio-dia)
*Os dias de abertura podem sofrer alterações conforme o andamento do projeto.
Há mais de dez anos as três praias não recebiam o público simultaneamente. Ultimamente, apenas a Praia das Pombas estava aberta.
Para aproveitar é fundamental chegar cedo, já que o número de pessoas é limitado, a fim de manter a preservação da fauna e da flora. Todas as praias possuem banheiros, vestiários, mesas para piquenique e quiosques. O ingresso custa R$ 17,75 e a bilheteria funciona das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. A permanência no parque é permitida até 20h.
Dayse ainda ressalta a importância de se valorizar o local. “A Unidade de Conservação é uma área protegida. Até esse momento, a estrutura não comportava visitação e agora aprimoramos alguns serviços, testando as funcionalidades. São paisagens que valem a pena explorar”, comenta.
É proibido:
- Circular de bicicleta nas praias
- Entrada de animais domésticos
- Tirar fotos para uso comercial
- Alimentar os animais
- Coletar qualquer tipo de vegetação
- Circular nas pedras
- A prática de esportes com bola ou raquete
- O uso de motos aquáticas ou barco
- O uso de churrasqueiras portáteis e fogareiros
- Boias
- Som alto
- Barracas
Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade