Fiscalização da Sema e da Fepam realiza operação de orientação com irrigantes do Gravataí

Fiscalização da Sema e da Fepam realiza operação de orientação com irrigantes do Gravataí

As equipes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizam neste sábado (08/02) uma ação de fiscalização e vistoria em empreendimentos que captam água do Rio Gravataí para irrigação de lavouras.

Cinco pontos serão vistoriados. Até agora, três estruturas de bombeamento foram desligadas pela fiscalização. De acordo com Patrícia Moreira Cardoso, diretora-adjunta do DRH/Sema, “a fiscalização de hoje tem como objetivo informar e conscientizar os irrigantes que suspendam a captação, devido ao nível do rio”.

A ação acontece um dia após a publicação da portaria da Sema que suspendeu, por tempo indeterminado, a captação de água na Bacia do Rio Gravataí desde o ponto de captação da Corsan no município de Alvorada (latitude -29,9683; longitude: -51,0367) em direção à nascente até a confluência com a Sanga da Porteira, no limite entre Viamão e Glorinha. O motivo é o nível crítico do rio devido à falta de chuva. Apenas a captação para o abastecimento à população está mantida.

Segundo o secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, “as equipes estão de parabéns pela mobilização ágil. Esta primeira ação visa ampliar o conhecimento da determinação e, naqueles pontos que estavam em funcionamento, efetivar o desligamento das bombas. As equipes estão reforçando as orientações e seguirão acompanhando a situação para que os empreendedores cumpram a portaria e não retomem a captação até nova orientação”.

A determinação considerou os levantamentos e informações técnicas da Sema e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). As captações poderão voltar à normalidade quando o rio sair do nível de alerta.

A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí estará em permanente monitoramento. Diariamente a Sala de Situação da Sema irá atualizar as medições nos dois pontos de referência. Os boletins estarão disponíveis  neste link.

Texto: Vanessa Trindade

Fonte: SEMA/RS