Secretaria do Meio Ambiente e Fepam mantêm suspensão das captações no Rio Gravataí

Secretaria do Meio Ambiente e Fepam mantêm suspensão das captações no Rio Gravataí

As equipes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Corsan e da Defesa Civil, estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (17/02) em Porto Alegre para atualizar a situação da estiagem no Estado e as próximas ações a serem tomadas para manter estável o nível do Rio Gravataí .

Durante a reunião, a Sala de Situação da Sema apresentou as avaliações hidrológicas e a previsão do tempo para os próximos dias. Como as chuvas que vão cair na região metropolitana entre esta segunda e terça-feira não são significativas, estão mantidas as medidas de suspensão da captação e redução no lançamento de efluentes por parte da indústria.

No encontro também foi definido o cronograma de fiscalizações que serão executadas pela Sema e pela Fepam essa semana com o apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar. As atividades que impactam na bacia do Gravataí serão supervisionadas com o auxílio de drones e as ações serão ampliadas para a bacia do Sinos.

Essa foi a segunda reunião do Grupo de Trabalho desde a publicação da Portaria Sema nº 20/2020 que suspendeu as captações no Gravataí. Uma nova reunião está prevista para acontecer na próxima quinta-feira. Os boletins hidrológicos são atualizados diariamente na página da Sema.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade