Destaque em sustentabilidade, PUCRS promove ações voltadas a proteção e preservação de recursos naturais

Destaque em sustentabilidade, PUCRS promove ações voltadas a proteção e preservação de recursos naturais

Um ranking elaborado pela Universidade da Indonésia (UI), o UI GreenMetric World University Ranking, citou 28 universidades brasileiras entre as mais sustentáveis do mundo. Entre elas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que, entre as instituições de ensino do país, é a 11º mais sustentável.

Mas o que torna uma universidade sustentável? O que, nos campi da PUCRS, demonstra cuidado com o meio ambiente? A resposta para estas perguntas pode começar no fato da universidade possuir um instituto voltado apenas para estas questões, o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Criado em 1998, o IMA tem por objetivo apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas ao meio ambiente na Universidade e na comunidade que a envolve. Entre as ações estão expedições de fotografia na natureza, mesas-redondas e palestras, workshops, organização de eventos e projetos, entre outras.

Com um instituto incentivando ações sustentáveis, esta visão reflete em projetos e pesquisas dos alunos. Como, por exemplo, um núcleo de estudos da Escola de Engenharia que realiza pesquisa com resíduos gerados no processo de tratamento de água potável, visando o reaproveitamento na construção civil.

Ou o projeto Escola Sustentável, iniciativa de professores e alunos que busca promover gestão ambiental em escolas de Porto Alegre, por meio da melhoria de procedimentos técnico administrativos e pedagógicos. Uma equipe multidisciplinar realiza um levantamento do desempenho ambiental escolar e propõe ações para melhorias. A escolas, ao abraçarem as sugestões da equipe e realizarem as melhorias, recebem um selo de Escola Sustentável.

A PUCRS procura se adequar aos critérios de proteção e preservação dos recursos naturais e do ecossistema na manutenção e operação da Universidade. Para isso, opera com um centro de triagem para resíduos recicláveis e orgânicos.

A Central de Resíduos da instituição é organizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que gerencia o fluxo até a saída dos Campus e destinação correta. Os resíduos são vendidos a recicladoras autorizadas a receber e manejar cada tipo de material.

O uso responsável da energia também está em pauta na instituição, por meio do projeto USE. Desenvolvido desde 2008 no Laboratório de Eficiência Energética da Universidade (Labee), o projeto procura administrar a energia da Universidade, com ações técnicas, como a substituição de lâmpadas convencionais pelas de tecnologia LED, ou a instalação de um um chimarródromo com água aquecida por painéis solares em um dos laboratórios da instituição. Além disso, também desenve palestras, cursos e capacitações com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o uso sustentável de energia.

Como uma área voltada a pesquisa e conservação da natureza, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza, o Pró-mata, é outro projeto da Universidade que visa a produção de conhecimento alinhado ao desenvolvimento sustentável. Inaugurado em 1996, em São Francisco de Paula, a região, que possui 2,4 mil hectares, florestas de araucária, campos e áreas de Mata Atlântica, é voltada para o ensino, pesquisa e extensão da PUC/RS. O Pró-mata foi reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Essas são algumas das iniciativas que tornam a PUCRS uma das Universidades sustentáveis pelo mundo. Muitas outras surgem diariamente, uma vez que a preocupação com o meio ambiente está cada dia mais em pauta.

Fonte: Quero Bolsa.