Sema abre consulta orçamentária para contratação de estudos vinculados aos Planos de Bacia do RS

Sema abre consulta orçamentária para contratação de estudos vinculados aos Planos de Bacia do RS

A Divisão de Planejamento e Gestão do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), abriu consulta para orçamento de três estudos: elaboração do processo de planejamento dos usos futuros das águas – Plano de Bacia – Fase C da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas, execução de serviços especializados para elaboração de Programa de Segurança Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Negro e elaboração de projetos executivos para as ações de recuperação de trechos do Rio Pardinho nos municípios de Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul.

O recebimento da estimativa de custo é a etapa inicial para a contratação dos estudos pelo Estado, que pretende lançar os editais de licitação no primeiro semestre de 2020. Empresas interessadas podem solicitar os Termos de Referência pelo e-mail dipla-drh@sema.rs.gov.br. Os orçamentos serão recebidos até o dia 1º de junho.

Em regime de teletrabalho, o acompanhamento dos dois Planos de Bacia – Apuaê-Inhandava e Tramandaí -, também feitos por meio de contratações, continua, assim como a elaboração dos Planos das bacias hidrográficas do rio Mampituba, dos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, e da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, que seguem em desenvolvimento.

Equipe da Divisão de Planejamento e Gestão em videoconferência.
Equipe da Divisão de Planejamento e Gestão em videoconferência. – Foto: DRHS

Nesse período, foi elaborado o Plano de Ações do Comitê Mirim–São Gonçalo. A Divisão também está sendo construindo o Relatório de Prognóstico e Enquadramento do Plano Mampituba e traçando a estratégia para a obtenção e organização dos dados necessários para a elaboração do diagnóstico da bacia Vacacaí-Vacacaí Mirim. Uma videoconferência realizada este mês deu continuidade ao plano de capacitação do Comitê do Alto Jacuí.

Colaboração: Divisão de Planejamento e Gestão/DRHS

Fonte: SEMA/RS