Dia do Trabalhador em tempos de pandemia e estiagem

Dia do Trabalhador em tempos de pandemia e estiagem

O momento é único. Nunca, em tempos recentes, tínhamos vivido algo semelhante. A sociedade terá que se reescrever em vários aspectos. Mas para algumas atividades essenciais, isso tem que acontecer em paralelo. Os serviços de água e esgoto não podem parar diante de um quadro tão grave. E a Corsan não parou. Teve, sim, que se adaptar aos riscos de uma doença grave, observando o que determinam as autoridades, que se baseiam nas recomendações das organizações da saúde. Seguindo essa premissa, a população de 317 municípios gaúchos continuou a abrir suas torneiras e ter à disposição água tratada de qualidade, mesmo que, em várias cidades, esse trabalho tenha uma dificuldade extra: uma estiagem sem precedentes para o Estado.

Os trabalhadores da Corsan sabem a importância da atividade que realizam e seguiram em frente diante deste momento soturno. Onde é possível, o sistema de “home office” foi implantado. Até agora, já são mais de 100 mil horas de conexão, demonstrando que o trabalho de apoio não parou também.  São realizadas reuniões constantes pela direção junto com os superintendentes, que têm sido fundamentais na tomada de decisão com agilidade e maior assertividade. A área Administrativa se mobilizou para alcançar todo o equipamento de proteção em tempo hábil aos funcionários. Poços artesianos foram perfurados em várias cidades, bem como alternativas de abastecimento como os caminhões pipa vêm garantindo a continuidade do serviço.

Porém consertar canos, tratar água e esgotos, fazer leitura de hidrômetros, atender o público e outras circunstâncias requerem muito cuidado, porque o momento é delicado.  Felizmente, até o fechamento desta matéria, nenhum caso de Covid-19 havia sido identificado na companhia.

A esperança é que a pandemia termine logo e que o Dia do Trabalho de 2021 seja lembrado em circunstâncias muito melhores. Trabalhamos com a expectativa por chuva com volume suficiente para a recuperação dos mananciais e para assim, garantirmos um abastecimento ainda mais seguro e tranquilo.

Fica a sinalização e o reconhecimento da importância desta prontidão de todas as equipes em um momento em que a população precisa tanto de nosso trabalho.