Reunião do Consema marca edição histórica com encontro com transmissão ao vivo

Reunião do Consema marca edição histórica com encontro com transmissão ao vivo

Pela primeira vez na história do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a reunião de número 228ª foi realizada por videoconferência com transmissão ao vivo pela página da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no Facebook. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (14/05) em novo formato adotado devido as medidas de prevenção à Covid-19.

A reunião teve início pouco depois das 14h após a contagem de quórum. Enquanto o público assistia aos debates, os conselheiros votavam e pediam o uso da palavra por meio de um grupo de Whatsapp. “Esse formato nos possibilitou registrar e acompanhar a decisão de cada representante, mantendo a mesma transparência das reuniões presenciais”, explica o presidente do Consema, Paulo Roberto Dias Pereira.

O secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, solicitou a autorização da plenária para reduzir o prazo das reuniões extraordinárias do Consema para 24 horas de antecedência, quando o assunto tratado fosse relacionado à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, o pedido deve ser realizado 48 horas antes. Segundo o secretário, seria em caráter extraordinário e temporário, enquanto permanecerem os decretos estaduais de prevenção à Covid-19.

Seguindo a pauta, foi aprovado por unanimidade o encaminhamento para a Câmara Técnica de Mineração o Ofício 1018/2020 da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que trata sobre as atividades de lavra de areia e cascalho. Após a análise da equipe, deverá retornar ao plenário geral do Consema.

O encaminhado para a Câmara Técnica Permanente de Gestão Compartilhada do ofício 0197/2020 da Corsan também foi aprovado por unanimidade. A Câmara é responsável por avaliar os impactos locais.

Os pareceres que fundamentam a decisão do Consema para julgamento de recursos administrativos também estiveram em votação e foram aprovados. Cada conselheiro recebeu o documento para análise, previamente.

As alterações da Resolução 372/2018 foram apresentadas pelo representante da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Marcelo Camardelli, e explanadas pela representante da Fepam, Fabiani Vitt. O item foi aprovado.

O conselheiro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Guilherme Velten Júnior, apresentou uma minuta de recomendação referente a Portaria de número 41 da Fepam, que diz respeito ao aumento de lotação em empreendimentos de suinocultura e avicultura de corte durante o período da pandemia.

O plenário aprovou o pedido do presidente do Consema de encaminhamento à Câmara da Agricultura e Agroindústria. A reunião vai ocorrer na próxima segunda-feira (18/05), às 9h e, após, o debate retorna ao Consema para deliberação.

Antes do encerramento, o analista do Departamento de Biodiversidade da Sema, Dennis Patrocínio, apresentou o programa sobre as Espécies Exóticas Invasoras e divulgou o balanço Seminário Regional, organizado em parceria com órgãos ambientais dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Para conferir o vídeo da reunião, acesse o link.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade

Fonte: Sema/RS