Agências reguladoras homologam reajustes das tarifas da Corsan

Agências reguladoras homologam reajustes das tarifas da Corsan

Agências que regulam os serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) aprovaram o reajuste anual das tarifas de água, esgoto e demais serviços da Corsan. Serão aplicados os seguintes índices: o percentual da Agergs ficou em 4,45%, mas com o adiamento de 90 dias para início da aplicação em outubro, resultou em 5,93%; a agência de São Borja, Agesb, acompanha a decisão, em virtude de convênio entre as duas agências; 4,63% nos 15 municípios que têm regulação da Agesan; e 4,41% em Santa Cruz do Sul, município regulado pela Agerst.

Os índices são calculados com base em cesta de índices para o setor de saneamento o qual incidirá sobre a totalidade dos serviços praticados pela Companhia. A correção, que é anual, incide sobre as faturas emitidas a partir de 1° de julho. Porém, em razão da pandemia vivenciada, o reajuste refletirá para os usuários somente nas contas emitidas a partir de 1° de outubro de 2020. Uma vez que cada regulador conduziu o processo de forma particular, as metodologias de aplicação do reajuste se darão de forma distinta, de acordo com o determinado pelas agências em suas respectivas normativas.

No caso dos municípios da Agesan, os valores de reajuste não cobrados nos meses de julho, agosto e setembro serão distribuídos pelos próximos nove meses, contados a partir de 1º de outubro deste ano. A relação dos municípios conveniados à Agesan e à Agergs pode ser consultada no site da Corsan (corsan.com.br). A tabela tarifária e a de serviços indiretos estão disponíveis para consulta no site e nos escritórios locais da Companhia.