‘A natureza está nos mandando uma mensagem clara’, diz ONU no Dia do Meio Ambiente

‘A natureza está nos mandando uma mensagem clara’, diz ONU no Dia do Meio Ambiente

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que a Natureza está nos mandando uma “mensagem clara”.

“Estamos afetando o meio ambiente, para nosso próprio prejuízo. A degradação dos habitats e a perda de biodiversidade estão acelerando. As perturbações climáticas estão piorando. Incêndios, inundações e grandes tempestades são mais frequentes e destruidoras. Os oceanos estão ficando mais quentes e ácidos, destruindo os ecossistemas dos corais. E, agora, um novo coronavírus está enfurecido, minando a saúde e meios de subsistência”, afirmou Guterres.

Para cuidar da humanidade, ressaltou, devemos cuidar da natureza. “Precisamos de toda a nossa comunidade global para mudar de rumo. Vamos repensar o que compramos e utilizamos. Adotar hábitos e modelos agrícolas e de negócios sustentáveis. Salvaguardar os espaços e a vida selvagem que ainda existem. E nos comprometer com um futuro verde e resiliente.”

“Enquanto trabalhamos para reconstruir melhor, vamos colocar a natureza onde ela pertence, no centro de nossas decisões. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, é a hora da Natureza”, concluiu o secretário-geral.

Acompanhe: worldenvironmentday.global/pt-br e bit.ly/pnumaonu.

Fonte: ONU Brasil.