ETA 4.0

ETA 4.0

Corsan iniciou em 2020 a implantação de sistema de tecnologias e metodologias inteligentes (ETA 4.0) na Estação de Tratamento de Água de Tramandaí. O projeto visa automatizar as análises e o controle de parâmetros de potabilidade na ETA do município. A expectativa é que entre em total operação em até 60 dias. Se validada a tecnologia, a Companhia a expandirá para outras cinco estações em 2021 e futuramente a várias outras.

Atualmente, para entregar água com qualidade na casa dos clientes, as equipes da Companhia realizam mais de 250 análises químicas em uma ETA por dia, ajustando as dosagens de produtos químicos para controlar 39 parâmetros, em seis operações unitárias diferentes. Todo esse esforço será transformado: as atividades de rotina perderam espaço para sistemas analíticos automatizados, que irão digitalizar toda a informação química necessária ao controle da qualidade da água. Em cada ETA, serão instalados quatro sistemas modularizados para monitorar e controlar os parâmetros operacionais, realizando as dosagens necessárias dos produtos químicos.

O início de uma transformação disruptiva no setor de saneamento passa por inúmeros desafios, que se iniciam com a digitalização de seus processos. A partir dessa compressão, foi criado o projeto da ETA 4.0. Essa mudança acelera a tomada de decisão e, integrada aos demais sistemas de gestão da Corsan, torna-se a ferramenta ideal para a ampliação dos métodos de inteligência empresarial.