Purificador pode garantir água potável em locais remotos
Um grupo formado por professores, técnicos e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um purificador de água portátil. As informações são do G1 São Carlos.
O equipamento pesa 8 quilos e é facilmente transportado, podendo ser levado para locais de difícil acesso. Com ele é possível disponibilizar até 4.320 litros de água potável por dia.
A iniciativa partiu das empresas Companhia Coral de Investimentos e empresa Água Boa haviam adquirido um nanofiltro de fabricação alemã e tinham interesse em desenvolver o sistema de purificação a partir desse filtro.
“O nanofiltro é o grande diferencial do nosso sistema, com 100% de eficiência na remoção de vírus e bactérias. Mas não basta ter o filtro. O processo de purificação precisa ser realizado em etapas, desde a remoção de materiais maiores como pedras até a etapa da ultrafiltração”, explicou o professor Fernando Guimarães Aguiar, coordenador do projeto.
O principal desafio era tornar a utilização do equipamento acessível em qualquer local. “O sistema precisava ser compacto, eficiente e flexível no que diz respeito ao consumo energético, robusto – para aguentar vibrações e impactos no transporte – e de fácil manutenção, além do baixo custo”, afirmou o pesquisador.
Fonte: ACidadeON Campinas