Soluções baseadas na natureza é foco do WWDR 2018

Soluções baseadas na natureza é foco do WWDR 2018

A edição de 2018 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR) tem como foco as soluções baseadas na natureza (SbN) ou em inglês, nature-based solutions (NBS). As SbN são inspiradas e apoiadas pela natureza e usam, ou simulam, processos naturais a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da água, para melhorar a segurança hídrica e para oferecer cobenefícios vitais em todos os aspectos do desenvolvimento sustentável.

As soluções baseadas na natureza são fundamentais para alcançar os Objetivos e as Metas relacionadas à água da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Em particular:

  • As SbN geram cobenefícios sociais, econômicos e ambientais, incluindo a saúde humana e os meios de subsistência, a segurança alimentar e energética, o crescimento econômico sustentável, a reabilitação de ecossistemas e a biodiversidade.
  • A gestão de recursos hídricos ainda é amplamente dominada pela tradicional infraestrutura hídrica “cinza” (construída/física), enquanto o enorme potencial para as SbN permanece subutilizado. O objetivo consiste em encontrar um equilíbrio entre as soluções “verdes” (fornecidas pela natureza) e as “cinzas”, para melhorar a eficiência e minimizar os custos.
  • A erradicação da pobreza e o cumprimento de todos os direitos humanos dependem da nossa capacidade de atender às necessidades de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que protegemos e preservamos o meio ambiente, do qual dependem todas as formas de vida.
  • A segurança hídrica sustentável não será alcançada sem que sejam tomadas soluções inovadoras. Nesse sentido, as SbN são um meio essencial de ir além das abordagens convencionais.

Trabalhar com a natureza melhora a gestão dos recursos hídricos, ajuda a alcançar a segurança dos recursos hídricos para todos, além de apoiar o desenvolvimento sustentável.

A edição das publicações em português de 2018 pode ser acessada aqui.

Baixe o WWDR 2018:

Relatório completo: inglêsfrancês | espanhol