Estande divulga ações da Corsan em feira de saneamento

Estande divulga ações da Corsan em feira de saneamento

Instalado na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), o estande da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está promovendo a divulgação de diversas ações bem-sucedidas da Companhia. A Fitabes ocorre simultaneamente ao 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Natal/RN.

Nesta terça-feira (18), aconteceu uma roda de conversa comandada pelo engenheiro Ricardo Röver Machado. A atividade tratou sobre os projetos estratégicos da Companhia que impactam nos índices de perdas. Amanhã (19), Machado será coordenador e debatedor no painel “Tecnologias, conhecimentos e inovações na área de gestão de perdas”.

Também no espaço da Corsan, foram apresentados três cases de sucesso da empresa. O engenheiro Luiz Carlos Klüsener abordou a experiência da Companhia em elaborar Planos de Segurança das Águas, documento que identifica e prioriza riscos que possam surgir em um sistema de abastecimento. Inicialmente, a Corsan priorizou elaborar os planos para 18 municípios, optando por desenvolvê-los por meio da contratação de empresa de consultoria. Trata-se de uma iniciativa inédita entre companhias de saneamento, que normalmente utilizam pessoal próprio para o desenvolvimento de tais planos. A Corsan escolheu realizar contratação de equipe externa devido à complexidade, ao volume de trabalho e ao material humano que deveria ser alocado para a missão.

O programa Jovens Embaixadores do Saneamento foi o tema da apresentação do engenheiro Juliano Nugent da Silva, que enfocou a avaliação da efetividade da iniciativa na redução do consumo mensal de água em residências. Realizado no sítio Quinta da Estância, em Viamão, o projeto de educação ambiental já formou 10.059 crianças sobre o consumo consciente de água e a importância de todos para o correto funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário. A assessora da Presidência Alessandra Fagundes dos Santos fez uma explanação acerca da estruturação e modelagem da PPP em esgoto sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre. A PPP visa agilizar a universalização do serviço de esgoto em nove municípios em até 11 anos.

Além da apresentação no estande, os três cases estão entre os trabalhos técnicos aprovados para o congresso – o primeiro, na forma de pôster, e os outros, por meio de apresentações orais, que ocorrerão nesta quarta-feira (19). Com 80 m², o estande da Corsan conta com distribuição de água ao público da feira, composto por milhares de visitantes de todo o país e do exterior. O espaço de convivência e reuniões vem sendo bastante utilizado para troca de informações com instituições, empresas do setor e outras companhias. A Fitabes reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos. Estiveram presentes às atividades o diretor-presidente, Roberto Barbuti, os diretores Administrativo, Alberto Paganella, de Operações, Eduardo Carvalho, e de Expansão, Julio Hofer, e funcionários da Corsan.