Capes lança premiação para artigos de sustentabilidade e biodiversidade

Capes lança premiação para artigos de sustentabilidade e biodiversidade
Em parceria com a Natura, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes) lança uma premiação para artigos voltados à sustentabilidade e à biodiversidade. O objetivo é estimular a produção de artigos que apresentem impactos relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico nesta área.
Podem concorrer no Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa mestres ou doutores ou estudantes matriculados em programas de mestrado ou doutorado de instituições de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

De acordo com o edital do concurso, publicado nesta terça-feira (14), as inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, até as 18h de 28 de fevereiro. Os interessados devem acessar o site da premiação e realizar o procedimento necessário. Para concorrer à premiação é necessário que o artigo aborde um dos seguintes temas indicados:
• Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas;
• Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Premiação

Serão escolhidos dois vencedores, um em cada categoria, que receberão um prêmio de R$ 25 mil mais passagem área e diária para participar da cerimônia de premiação. A previsão é que o resultado com o nome dos vencedores seja divulgado em junho no Diário Oficial da União (DOU).
O edital da premiação também define os critérios de elegibilidade cobrados para os artigos. Confira:
• terem sido publicados por autor(es) em atividade no Brasil, sendo considerado para a premiação o primeiro autor;
• terem sido publicados em decorrência de trabalho de pesquisa relacionada à dissertação de mestrado ou à tese de doutorado, defendida no Brasil, mesmo em caso de cotutela, em programa de pós-graduação reconhecido pelo MEC e devidamente registrado na Plataforma Sucupira;
• terem sido publicados de 2016 até a data de encerramento das inscrições, e decorrentes de dissertações ou teses defendidas no período de 2015 até a data de encerramento das inscrições, ou, mestrado ou doutorado em andamento até a data de encerramento das inscrições;
• cada autor poderá concorrer com apenas um artigo em uma das categorias;
• caso nenhum artigo cumpra os critérios de premiação, pode-se decidir pela não atribuição do Prêmio.
Fonte: Educamaisbrasil