Primeiro curso de Segurança de Barragens é realizado por grupo de trabalho da Sema

Primeiro curso de Segurança de Barragens é realizado por grupo de trabalho da Sema

O Grupo de Trabalho (GT) de Segurança de Barragens da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou nos dias 4 e 5 de março, no município de Santana do Livramento, o primeiro curso de Segurança de Barragens do GT. O evento contou com a parceria do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema, dos comitês de gerenciamento das bacias hidrográficas dos rios Santa Maria, Butuí-Icamaquã e Negro e da Associação dos Usuários da Água da Bacia do rio Santa Maria.

Durante o curso foram abordados assuntos como as vistorias de barragens que vêm sendo realizadas pelo DRHS, as principais falhas encontradas em açudes e barragens, instruções para regularização destes reservatórios de acordo com a legislação vigente e as principais dificuldades para a execução da política de segurança de barragens. Participaram do evento empreendedores, técnicos, estudantes, usuários de água da região e demais interessados na temática.

O GT de Segurança de Barragens, instituído pela Portaria SEMA nº 168/19, conduz desde o ano passado diversas ações relacionadas ao aperfeiçoamento da implantação da Política de Segurança de Barragens no Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de reduzir os riscos para a população. O plano de vistorias de 2020 já está em andamento e a previsão é de que, até abril, o relatório com o resultado das vistorias realizadas em barragens de nível de dois seja publicado.

Eventos como esse são fundamentais para implantação da Política Nacional de Segurança de Barragens e ajudam a estabelecer um contato mais próximo e colaborativo com a sociedade. Em breve serão divulgadas as próximas ações realizadas pelo GT que servem para debater este tema de extrema relevância para a sociedade.

Texto: Laura Maria com supervisão de Vanessa Trindade