Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura participa de audiência pública on-line sobre energias renováveis

Na tarde desta segunda-feira (27/07), o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira, participaram de uma audiência pública on-line para discutir sobre o uso de energias renováveis no RS.

O encontro, promovido pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa gaúcha, reuniu membros da sociedade civil e do governo. Segundo Artur, reunir entidades é uma das ferramentas para propor o diálogo, debatendo a efetividade do trabalho e o avanço na busca por equilíbrio.

O secretário destacou que a maior parcela da energia do Estado, 51%, é proveniente da geração hídrica. Já a energia eólica, corresponde a 21% da energia gerada. “Somente em 2019, 93% da energia gerada teve origem na energia renovável. Estamos efetivamente cumprindo com o trabalho que nos foi proposto quando integramos as pastas de meio ambiente e infraestrutura: pensar no planejamento e nas ferramentas para sua efetivação”, destacou Artur

Segundo o presidente da Comissão, Sebastião Melo, as energias renováveis são opções seguras para o desenvolvimento e o governo pretende avançar no assunto. Para o mês de agosto, está previsto o lançamento de um programa em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), focado no fomento de investimentos eólicos.

Neste sentido, a Sema, juntamente com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tem atuado em um comitê para acompanhar os empreendimentos considerados estratégicos ao Estado, como é o caso das Linhas de Transmissão (LTs) de energia. No ano passado a Fepam emitiu 49 documentos para o setor. Já em 2020, até o momento, foram quatro Licenças Prévias (LP) e 15 Licenças de Instalação (LI) emitidas, o que resultou na antecipação do cronograma de obras em quase dois anos com relação ao prazo previsto no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O diretor Eberson finalizou o evento lembrando que o Estado é um dos precursores no Brasil no quesito energia, com cerca de 80% de instalações renováveis. O departamento de Energia desenvolveu um Atlas Eólico, que pode ser conferido aqui, e já trabalha na construção de um Atlas de Recursos Hídricos e Energéticos.

“Esse trabalho mostra que somos proativos na questão das renováveis, não só pela matriz, mas pelo envolvimento e planejamento de efetivação, buscando atrair investimentos no segmento”, destacou Eberson.

O debate completo da audiência pública pode ser conferido neste link. 

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade